(...)"Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de Janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. (...) Carlos Drummond e Andrade
Chama-se nuvem ao conceito de guardar e partilhar ficheiros, ou seja são vários servidores distribuídos por este mundo fora , onde os utilizadores podem colocar os seus ficheiros e ter acesso a eles a partir de qualquer computador em qualquer parte do planeta.
O serviço da DropBox oferece um sistema gratuito 2GB de espaço para colocar todo o tipo de ficheiros e permite ainda que sejam definidas pastas públicas e/ou privadas. Para se regista naclique na caixa.
Partilho este documento que dá uma perspectiva muito interessante de como uma Biblioteca Escolar pode ser o coração da escola.
A missão da biblioteca escolar, segundo o manifesto da IFLA, é proporcionar informação e ideias fundamentais para responder às necessidades dos utilizadores na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Cabe às bibliotecas escolares facultarem ferramentas, modos simplificados e estruturados de acesso à informação, principalmente porque a sua principal missão é mesmo essa, levar o conhecimento nas suas várias formas à comunidade que serve.
Com o objectivo de obter um retrato fiel da situação dos professores bibliotecários no ano lectivo de 2010/11, a RBE lança até ao dia 30 de Dezembro um questionário para recolha de informação.
O acesso ao questionário, disponível em http://formularios.rbe.min-edu.pt, é efectuado com o login e password utilizados no registo das actividades do Plano Nacional de Leitura. Mais informações ou esclarecimentos poderão ser solicitadas, por correio electrónico, para apoio.rbe@rbe.min-edu.pt ou através do serviço de Apoio RBE/ Questões Frequentes disponível em www.rbe.min-edu.pt/np4/660.html.
O Google lançou um livro interactivo online disponível desde quinta-feira dia 19 de Novembro.
Explica conceitos como TCP/IP, HTML e browser. O livro explica detalhadamente conceitos relacionados com a internet e modo de funcionamento. O livro explica 20 conceitos, começando por «O que é a Internet?»,
passando também por programação, navegadores e segurança.
As ilustrações são do ilustrador infantil alemão Christoph Niemann e escrito pela equipe do Chrome.
Interessanteeste livro ilustrado(cliquem na imagem para ver o livro)
O objectivo é desafiar os alunos das turmas do 2º ciclo a escrever um conto que dê seguimento a um dos livros da colecção CLÁSSICOS PORTUGUESES CONTADOS ÀS CRIANÇAS, editada com o semanário SOL em 2008.
O Plano Nacional de Leitura associa-se à 7ª Edição do Entre/Palavras, um fórum em formato pedagógico, promovido pelo «Jornal de Notícias» com o objectivo de incentivar a leitura e o debate de ideias nas escolas Participe!
O Dia Internacional das Bibliotecas Escolares tem como objectivo chamar a atenção para a importância das bibliotecas escolares na educação dos alunos e na educação em geral.
Aqui ficam os cartazes das Biliotecas de:
Ponte de Sor; Mora; Vendas Novas; Montargil
Parabéns pelas diversas actividades, estas são o reflexo do dinamismo existente nas Bibliotecas Escolas e do seu importante papel quer nas escolas quer na comunidade.
Rute Reimão (ilustradora)à esquerda, Lurdes Breda (escritora)no centro, Ana Paula(amiga da escritora e professora de Inglês) à direita
"Escritos&Escritores é um evento organizado pela Associação Cultural Amigos do Concelho de Avis. A segunda edição ofereceu ao público a apresentação de vários livros, exposições, debates, dramatização de poesia e espectáculos musicais.
No campo da literatura infantil, "O Alfabeto Trapalhão", obra editada pela Gatafunho, foi apresentado pelas autoras Lurdes Breda (texto) e Rute Reimão (ilustração)." texto tirado do blog da BE de Marvão.
Eu não disse que iria comprar o livro Alfabeto Trapalhão!
para quem gosta de BD aqui fica um filme da Tapeçaria de Bayeux. Esta disposição é invulgar para a época e faz com que a tapeçaria seja uma peça importante na História da Arte. Alguns historiadores conferem à tapeçaria de Bayeux o estatuto de percursor da banda desenhada.
Tapeçaria de Bayeux é uma obra feita em bordado da(século XII). Foi feita em Inglaterra para comemorar os eventos da batalha de Hastings(14 de Outubro 1066) e o sucesso da Conquista Normanda de Inglaterra, levada a cabo por Guilherme II, Duque da Normandia.
Esta tapeçaria é feita de bordados e mede cerca de setenta metros de comprimento por meio metro de altura. in Wikipedia
"A BD é uma arte e serve de introdução à literatura' A norte-americana colleen Doran vê grandes mudanças na atitude perante a banda desenhadaColleen Doran relembra que a narrativa visual tem acompanhado a história da humanidade há milhares de anos, embora, em termos de publicação, só se tenha tornado acessível às massas com a invenção dos modernos métodos de imprensa.
'Cem anos atrás, um livro ilustrado era caro'. Mas os hieróglifos, a simbologia das culturas pré-colombianas e muitos outros símbolos são exemplos dessas narrativas visuais que estiveram sempre connosco. 'Até a Tapeçaria de Bayeux pode ser considerada uma longa 'tira' de Banda Desenhada' .
A narrativa com recurso a palavras é literatura; o desenho é uma arte; 'e a junção das duas, numa forma visual de contar uma história.