segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura na Escola Secundária de Vendas Novas

Ao longo desta semana, a Biblioteca da ES de Vendas Novas receberá ilustres convidados que irão partilhar os seus saberes.

Tive a oportunidade de ver os magníficos cartazes feitos pelos alunos.
Este foi o escolhido . Parabéns

O som das palavras


Vai acontecer no dia 25 de Março na Biblioteca Municipal de Montemor -o -Novo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Google Cloud

A Google resolveu criar o Google Cloud Connect para que quem use as habituais ferramentas e ao mesmo tempo guardar os seus documentos na nuvem da Google.



Com o Google Cloud Connect os utilizadores do serviço Google Docs conseguem manter a utilização de todas as ferramentas a que estão habituados a usar .

A partilha de documentos e o trabalho colaborativo vão passar a ser uma possibilidade e isso será uma mais valia para todas as organizações.

Outra vantagem é a possibilidade de serem guardadas várias versões de um mesmo documento e assim reverter eventuais alterações que tenham sido aplicadas.

Esta nova ferramenta da Google vem permitir que todos os que usam o Office estejam aptos a criar e editar documentos que estejam no Google Docs. Mantém-se toda a usabilidade das ferramentas que os utilizadores estão largamente habituados a usar, mas aproveitam-se todas as potencialidades que a Google disponibiliza no seu serviço Docs.

via Peopleware

Crie e edite documentos no Office mas mantenha-os guardados no Google Docs.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os meus livros












Estes livros fazem parte da minha biblioteca.
Claro que estou a falar do ilustrador Eric Carle.
Os livros que se encontram na parte superior da foto comprei-os em 1992 no Circulo de Leitores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conferência "O meu amigo sono"


Arquivos online: um recurso de informação para Bibliotecas Escolares

No âmbito de um acordo estabelecido entre a DGARQ e a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) decorreram nas instalações da Torre do Tombo, três acções de divulgação destinadas a 66 Professores Bibliotecários que exercem o cargo de Coordenadores Interconcelhios entre o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (organismo que tutela as Bibliotecas Escolares) e as Bibliotecas Escolares do país que representam actualmente um universo de 2290 Bibliotecas.

O acordo estabelecido visa sensibilizar estes professores para as potencialidades pedagógicas e a relevância dos recursos de informação disponíveis nas bases de dados geridas pela DGARQ e ainda o interesse da exploração desses recursos para a construção do conhecimento e a aquisição de literacias no âmbito das actividades curriculares e da biblioteca escolar.

Envolvidos nesta divulgação, organizada pelo GREC e pela RBE, estão as técnicas Catarina Guimarães, Odete Martins e Anabela Ribeiro abordando respectivamente as seguintes temáticas:

  • Breve introdução à arquivística para não arquivistas;
  • A recuperação da Informação nas bases de dados do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, dos Arquivos Distritais, do Centro Português de Fotografia e do Portal Português de Arquivos;
  • A disponibilização online de Documentação.
Se tiverem curiosidade aqui fica o catalogo onlinecliquem

Propaganda apreendia pela PIDE



Como cheguei até lá?
  1. catalogo pesquisa avançada;
  2. referencia- PT/TT/pide;
  3. Autor/Destinatário,xpressão exact- propaganda apreendida


in Torre do Tombo >>

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro

"O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais"in wikipedia

Então aqui fica a minha sugestão:

da Orfeu Negro>>


Uma história enternecedora de um casal de burros




Porém, uma pequena discussão e muita casmurrice fazem com que cada um siga o seu caminho em busca de novo parceiro






Depois da discussão seguem-se vários encontros e desencontros e finalmente:





"Esta narrativa, protagonizada por burros, fala, afinal, das relações humanas, nomeadamente do casamento e da vida familiar, recriando rotinas e sublinhando a importância do convívio assíduo como forma de intensificar laços afectivos." in casa da Leitura

Este livro faz parte da minha pequena biblioteca pessoal,o que vos posso dizer é que é magnifico, as ilustrações o texto são de uma harmonia extraordinária, é fantástica a expressividade das personagens as diferentes posturas e estados de espírito.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Apoio a bibliotecas escolares

Ensino Secundário e de Escolas de Ensino Secundário não Agrupadas




Estão abertas as candidaturas para o Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos que incluam o Ensino Secundário e de Escolas de Ensino Secundário não Agrupadas até ao dia 24 de Fevereiro.

As candidaturas devem ser apresentadas, individualmente ou em associação, por todas as Escolas que incluam o Ensino Secundário e de Escolas de Ensino Secundário não Agrupadas. A instituição que apresenta a candidatura é que fica responsável pela execução do projecto é considerada Entidade Beneficiária do financiamento.

Regulamento >>

Formulário >>

Anexo ao formulário>>

Só são aceites candidaturas online.

A Entidade Beneficiária deverá:
  • em primeiro lugar, preencher o Formulário online
  • registar e guardar o número de processo que lhe foi atribuído.
  • Para completar a sua candidatura deverá, de seguida, aceder a my-file.gulbenkian.pt e
  • proceder à anexação dos documentos obrigatórios ou necessários.
Se tiver dúvidas, deve fazer um pedido de informação.
Os documentos a anexar à candidatura deverão ter o formato PDF ou JPG (o tamanho máximo recomendável é 2MB).

ver mais aqui>>

Concurso "Um Leitor é um Sonhador "

Concurso de Leitura promovida pela Direcção Regional de Educação do Alentejo com o apoio do Plano Nacional de Leitura , Rede de Bibliotecas Escolares e Fundação Eugénio de Almeida


Datas finais edição de 2011:
  • 10 de Maio - 1º, 2º e 3ºano
  • 19 de Maio - 4º, 5º e 6º ano
in blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura

2ª FASE
Da responsabilidade da DGLB em articulação com as bibliotecas municipais designadas para o efeito.

Para um bom funcionamento desta fase o PNL sugere:

1º Consulta da lista actualizada das escolas participantes. *
2ºVerificação da lista das Bibliotecas Municipais onde se realizam as provas distritais do CNL. *

3º No caso da sua escola não constar da lista , contactar via mail com o PNL.



*Lista de escolas participantes da DREA:

podem ver melhor aqui >>


*Lista das Bibliotecas Municipais:

para ver melhor aqui>>

A Fase Distrital decorrerá nos meses de Fevereiro , Março e Abril sendo as escolas contactadas pelas bibliotecas para informações sobre as Provas Distritais. in PNL

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia da Internet Segura


Hoje é um bom dia para visitar o SeguraNet, uma iniciativa promovida pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/ Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escolas (DGIDC/CRIE) e por outras entidades com o objectivo de promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet pelas crianças e jovens e também pelas famílias e pelos cidadãos em geral.
A SeguraNet fornece excelentes sugestões e conteúdos de apoio.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Perdido e Achado

Há muito que ando de "olho" neste livro e finalmente encontrei-o na wook (Pré-lançamento - disponível para envio a partir de 07-02-2011)



Oliver Jeffers o mesmo autor de: "O coração de garrafa"; "O incrível rapaz que comia livros "

Agora "Perdido e Achado"
Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta…O menino não sabia de onde é que ele aparecera nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul… Aventura mágica de um menino e de um pinguim, esta é uma viagem por mares calmos e tumultuosos, que apela à força dos sonhos através das ilustrações desenhadas a aguarela. in Wook

O trailer em Inglês


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um Livro


Esta vai ser a minha próxima compra quando for à FNAC.

Autor: Hervé Tullet

É um jogo, é magia…é um livro!
Basta fazer o que ele te pede e as coisas vão acontecendo na página seguinte. Altamente interactivo, este livro pede a participação das crianças…e elas adoram! Por outro lado, têm também a oportunidade de aprender as cores, contar e distinguir o lado esquerdo do direito. in Fanc

Dora no seu blog "la double vie de veronique"faz referência ao livro desta forma:" Manda fazer coisas que acontecem logo a seguir, como que por magia; parece um jogo, mas é folheando o livro que isso acontece.
É preciso carregar ( não gosto nada da palavra clicar que a tradução escolheu ), abanar e bater palmas agindo a leitura como espectador e interveniente. Desafia várias das categorias da teoria da literatura e do objecto que é e deve ser um livro. Talvez seja uma eficiente versão para o ipad que funciona no mais barato suporte do costume.

Não resisti a comprá-lo, hoje, depois de o ler todo - desta maneira - de pé, sozinha na livraria ( com gente ao longe a olhar para mim de forma estranha ). É irresistível não obedecer página a página. Já experimentei com outros ( adultos ) e o resultado é sempre uma performance mais ou menos digna de nota.
"

Aqui fica a sugestão

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CONCURSO «O CARTAZ DA MINHA ESCOLA»

A Semana da Leitura 2011, que decorrerá entre 21 e 25 de Março, conjuga a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a promoção da leitura e dos livros.

À semelhança dos anos anteriores promove-se, no âmbito da Semana da Leitura, um Concurso que apela à imaginação e a um conjunto muito diversificado de competências enraizadas na transversalidade curricular. Em 2011, ele terá como produto final a criação e apresentação a concurso de um cartaz, que, tal como a 5ª edição da Semana da Leitura, se centra na relação Leitura - Energia - Floresta.

Trata-se de um concurso, de âmbito nacional, que tem como público-alvo as crianças e os jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.

O concurso «O cartaz da minha escola» é lançado tendo por base a proposta de um conjunto de motes catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), capazes de se constituírem num desafio à imaginação e à criatividade. Cada escola não pode escolher um ou vários motes em função do seu projecto educativo e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e os jovens, outros sectores da comunidade escolar ou mesmo a comunidade em geral.

As iniciativas de promoção de leitura a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem: Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.

O concurso desenvolve-se em duas etapas e segundo o calendários seguinte:

  • PRIMEIRA FASE

FEVEREIRO

MARÇO
Selecção, pelas escolas /agrupamentos, dos cartazes a apresentar a concurso
(1 por nível de educação e de ensino)

  • SEGUNDA FASE

MARÇO
Envio dos trabalhos seleccionados para o endereço ocartazdaminhaescola@gmail.com, entre 25 e 31 de Março

ABRIL /MAIO
Análise e selecção dos cartazes apresentados a concurso

JUNHO (1ª SEMANA)
Divulgação dos trabalhos vencedores

in PNL